O Instituto para Educação, Cultura e Desenvolvimento - Projeto Cidadão acaba de firmar uma parceria com a Associação Tranza Atletico Clube, Rua do Caxundé – bairro Boca do Rio, (20\02\2011) parceria esta que vai proporcionar as crianças do Caxundé, inicialmente com idades entre 5 a 12 anos e de ambos os sexos, participar do Projeto Cidadão bem pertinho de casa.
O primeiro voluntário para iniciar as atividades logo após o Carnaval é o morador Roberto Tavares dos Santos, 31 anos, também conhecido como Professor Topojijo pertencente à familia de Capoeira do Mestre Bozó, Associação de Capoeira Regional da Bahia, fundada em 23 de Agosto de 1972, filiada a Federação de Pugilismo da Bahia.
Roberto, ou Prof. Topojijo, chegou recente da França onde passou sete meses trabalhando como professor de capoeira na terra do Presidente Sarcozi.
O próximo passo será garimpar na propria comunidade outros artistas a fim de que possamos ter outras oficinas.
No Caxundé é assim o que não falta é criança e para dar o ponto de partida com o pé direito fomos convidados a participar da “Quarta do Bem” evento do Via Folia, uma camarote de Ondina que uma semana antes do Carnaval convida algumas entidades filantrópicas que trabalha com criança para participar do carnaval espacial promovido pelo dono do espaço.
O Projeto Cidadão não apenas fará trabalho com as crianças, mas com as mães, porque muitas são jovens outras também trabalham o dia inteiro, a rua não oferece segurança para as crianças, falta espaço de lazer, orientação aos pais em geral e tudo aquilo que é necessário para o bom desenvilvimento do “pequeno (a) cidadão (ã)”.